
ARTETERAPIA



Não! Você não precisa saber, desenhar, pintar, dançar, cantar.... Apenas precisa se deixar levar por suas emoções.
​
A Arteterapia é um método terapêutico, que utiliza a arte plástica, visual, sonora e corporal como principal recurso, utilizando-se da comunicação não verbal, tornando-se assim leve e naturalmente sem a necessidade do belo, e sim trazendo naturalmente conteúdo do inconsciente, o cliente é convidado a explorar aspectos do seu consciente e inconsciente por meio da expressão artística.
​
Passando pelo processo de interiorização, podendo assim organizar a matéria executada verbalmente ou não.
​
Uma ferramenta sutil e poderosa de autoconhecimento, onde o fazer é terapêutico, o foco está no processo criativo e com ou sem uma elaboração de análise investigativa de sua simbologia do conteúdo final, permite o cliente dizer o que ele em sabia que era. Na arteterapia o próprio cliente que faz a interpretação de suas criações, cabendo ao arteterapêuta apenas instigar, facilitar essa investigação.
​
No caso da arteterapia pautada na psicologia analítica, aponta-se para Jung, a arte tem finalidade criativa e a energia psíquica consegue transformar-se em imagens e através dos símbolos colocar os seus conteúdos internos e profundos. Por meio de criar em arte e do refletir sobre processos e os trabalhos artísticos resultantes, os cliente podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentando a autoestima, lidando melhor com os sintomas de stress, experiências traumáticas, desenvolvem recursos físicos cognitivos, emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico.